EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6532
Tipo: Artigo de Evento
Título: PRODUÇÃO DE BIOMASSA DE PLEUROTUS OSTREATUS (JACQ.FR.) KUMMER SOB INFLUÊNCIA DO EXTRATO AQUOSO DE GINKGO BILOBA EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES
Autor(es): FERDINANDI, Damiana Maria
ROSADO, Fabio Rogério
Resumo: Os cogumelos comestíveis e as plantas medicinais estão ganhando importância na atualidade devido aos seus valores nutritivos e terapêuticos. O fungo Basidiomicete Pleurotus ostreatus é considerado de alta importância porque além da produção de exopolissacarideos e biomassa possui substâncias terapêuticas ativas. A planta medicinal Ginkgo biloba é oriunda da China e possui constituintes farmacológicos ativos presentes nas folhas, sementes e raízes que vem sendo usados para a prevenção e tratamento de doenças. Foi avaliada a produção de biomassa de Pleurotus ostreatus em cultura submersa. Primeiro o fungo foi inoculado em meio de cultura BD líquida estática sob diferentes concentrações do extrato aquoso de Ginkgo biloba e depois de 14 dias de crescimento sob temperatura adequada, estes inóculos contendo o fungo foram transferidos para erlenmyers e submetidos à agitação a 150 rpm por 14 dias. Após determinação de biomassa, houve crescimento micelial (controle: 0,05g; tratamento 1: 0,142 g; tratamento 2: 0,078 g) e conclui-se que o extrato desta planta pode ser uma alternativa para estimular o crescimento do fungo e aplicá-lo na indústria Nutricêutica e em Processos Biotecnológicos.
Palavras-chave: Basidiomicetes
Biomassa
Ginkgo biloba
Pleurotus ostreatu
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6532
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
damiana_maria_ferdinandi.pdf259.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.