EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6515
Tipo: Artigo
Título: A PÁTRIA PROIBIDA EM MÚSICAS FOLCLÓRICAS ALEMÃS
Autor(es): DAMKE, Ciro
GUNDT, Miria
ROHENKOH, Vanice Cláudia
Resumo: Diversos foram os temas já abordados em músicas populares alemãs: o tema Heimat (pátria) (Damke, 2005, p. 61-64), o Brasildeutsch em músicas populares alemãs (Idem, 2005, p. 1-9), a saudade da juventude (Ibidem, 2006, p. 16-24), a questão da variação lingüística, aspectos regionais em músicas populares alemãs (Ibidem, no prelo). Como exposto, o tema Heimat (saudade da pátria) já foi analisado perifericamente em trabalho anterior. O que se notou é a referência a uma pátria mais genérica, sem ligação direta a uma pátria alemã. É necessário lembrar, que a maioria das músicas populares alemãs, ainda hoje cantadas no sul do Brasil, surgiram antes da vinda dos imigrantes alemães em 1824. Com a ocorrência da 2ª Guerra Mundial houve um combate ostensivo, a nível mundial, a aspectos, principalmente sentimentos pró-germânicos. Com certeza, foi este o principal motivo da ausência de temas excessivamente nacionalistas no repertório analisado. No lugar de um nacionalismo exagerado (Deutschtum), é cantado o sentimento de saudade da pátria (a Heimat). Um artifício que muitas vezes se usava era exaltar temas ou sentimentos em língua alemã que nos textos aconteciam fora do território da Alemanha. De certa forma, era uma maneira de renegar a pátria, no que se refere a sentimentos exagerados, e cantar a pátria proibida na tradução de sentimentos mais românticos. A análise destes aspectos é feita com base em duas músicas/textos: Am Golf von Biskaya (No golfo de Biscaia) e Tirol, Tirol, du bist mein Heimatland (Tirol, Tirol, você é minha terra natal).
Palavras-chave: A pátria proibida
Cultura
Músicas folclóricas alemãs
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6515
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ciro_damke.pdf264.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.