EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6512
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO E ORIENTAÇÃO ALIMENTAR EM NÍVEIS DE TRIGLICERIDEMIA DE ADOLESCENTES OBESOS
Autor(es): VALERIO, Ciliane
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
Resumo: A obesidade pode desencadear sérias doenças ao organismo humano e alterar os componentes sanguíneos como o aumento do colesterol e triglicérides. Estes em excesso podem trazer problemas irreversíveis á saúde. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do exercício físico e da orientação alimentar sobre os níveis de triglicérides em adolescentes obesos. Foram investigados 44 adolescentes obesos (IMC>25 Kg/M²) voluntários, sendo que 16 (G1) foram submetidos a um programa de emagrecimento durante oito meses: duas sessões semanais com duração de sessenta minutos com exercícios aeróbios, de força e resistência muscular e flexibilidade; e orientação alimentar individualizada e familiar em clínica especializada. O sangue foi coletado em jejum segundo critérios da Gold Analisa. Quanto à composição corporal utilizou-se índices antropométricos para análise de IMC. Foi utilizada a estatística descritiva e o teste “t” para amostras dependentes e independentes com nível de significância de 0,05. Após oito meses de programa obteve-se diferença significativa entre as médias na variável IMC de 30,3 para 27,8 Kg/m². Quanto ao nível de triglicéride houve diminuição de 127,7mg/dl para 77,8mg/dl. A orientação alimentar junto com a prática de exercício físico trás resultados significativos para redução do peso corporal e diminuição dos riscos relacionados à dislipidemia proporcionando melhor saúde e qualidade de vida.
Palavras-chave: Adolescentes
Obesidade
Triglicérides
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6512
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ciliane_valerio.pdf236.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.