EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6495
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE QUÍMICA DO LEITE MATERNO
Autor(es): BORGES, Bruno Luiz da Cunha
BRANCO, Bárbara Cristina
GONÇALVES, José Eduardo
GONÇALVES, Regina Aparecida Correia
MATIOLI, Graciette
Resumo: O leite materno tem demonstrado ser o melhor alimento para o bebê. Os benefícios do aleitamento materno são tanto físicos quanto psicológicos, tanto para a mãe quanto para o bebê. O aleitamento materno traz benefícios a todos os recém-nascidos, não importando sua raça, condição social ou econômica. As vantagens do aleitamento materno são inúmeras como, por exemplo, nutrientes e anticorpos são passados para o bebê, bebês amamentados pela mãe têm menor risco de desenvolver várias doenças, como: diabetes, diarréia, eczema, alergias, infecções no trato urinário, infecções no peito, obesidade, infecções na orelha e desordens de déficit de atenção e hiperatividade. Considerado o alimento ideal para o recém-nascido, suficiente para suprir todas as suas necessidades nutricionais durante os primeiros seis meses de vida, possui uma composição nutricional balanceada, constituída basicamente de proteínas, açúcares, minerais e vitaminas, com gordura em suspensão, os quais suprem as necessidades nutricionais e imunológicas para um crescimento e desenvolvimento ótimos. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo determinar as proteínas e açúcares totais, gorduras e minerais presentes no leite materno para os primeiros seis meses de lactação. As amostras foram fornecidas por quatro mães diferentes com coleta do leite nos períodos da manhã, tarde e noite, em um mesmo dia. As amostras de leite correspondiam ao 1º, 2º, 3º e 4º mês de lactação. Utilizou-se de metodologia analítica específica para cada determinação, sendo por espectrofotometria e fotometria de chama. As quantidades de proteínas totais e açucares totais se encontram oscilando, respectivamente, entre 9,0 g/L e 7g/dL, estando em quantidades normais, com poucas variações, já os minerais sódio, potássio e cálcio, se encontraram com variações maiores do que é estabelecido. O leite materno é imprescindível para a amamentação de recém-nascidos e lactentes, sendo muito importante o conhecimento a respeito de sua composição, não somente para pesquisadores, mas também pelas próprias mães. No geral as quantidades dos nutrientes analisados estão dentro do estabelecido, com discrepâncias maiores nos minerais.
Palavras-chave: Leite materno
Nutrientes
Análises
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6495
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruno_luiz_da_cunha_bordes.pdf259.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.