EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6493
Tipo: Artigo
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA CLÍNICA NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO À POPULAÇÃO DE
Autor(es): MARCONI, Bruna
SCATAMBULO, Greice Cristina
TULLER, Nívea Gisele Panizza
CAMARGO, Calvino
Resumo: Relacionando os postulados teóricos e suas respectivas práticas, percebe-se um grande desafio para a formação profissional em psicologia. Para a aprendizagem, as clínicas-escolas dos cursos de psicologia têm a finalidade de possibilitar o treinamento e capacitação de alunos em processo de formação, facilitar a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos e utilizar sua capacidade de manejo dos recursos técnicos em psicologia clínica e destiná-los à prestação de serviço à comunidade. Tem por objetivo uma reflexão, a partir de dados obtidos em uma pesquisa feita em 339 prontuários de pacientes atendidos na clínica-escola no período de 2005 e 2006, servindo de base para uma pesquisa mais ampla, permitindo a identificação de indicadores importantes para nossa discussão. O primeiro indicador diz respeito à diversidade quanto à idade, religião e grau de instrução dos pacientes que procuram a clínica-escola. O segundo diz respeito ao alto índice de abandono e desistência (61% dos pacientes atendidos), devido sua insegurança, esse indicador pode alimentar no estagiário a sensação de incapacidade e produzir um estado de ansiedade, situação que precisa ser bem conduzida por parte dos supervisores. O último diz respeito aos 19% dos pacientes atendidos que recebem alta, não parecendo um valor significativo, mas considerando as condições da população e as condições de aprendizagem da clínica – escola, no qual para 25% dos atendidos o tratamento pode ser considerado de sucesso, visto que, 6% da população continua em tratamento com o próprio estagiário depois de formado ou é encaminhado para outro profissional em sua clínica particular.
Palavras-chave: Psicologia clínica
Formação profissional
Atendimento psicológico em Clínica - escol
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6493
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruna_marconi.pdf236.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.