EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6489
Tipo: Artigo
Título: DIETA DAS ASSEMBLÉIAS DE PEIXES DE DOIS RIACHOS NA REGIÃO DE MARINGÁ-PR
Autor(es): PEREIRA, Beatriz Cordioli
RIBEIRO, Jéssica Esteves
DELARIVA, Rosilene Luciana
Resumo: O estudo da dieta das assembléias de peixes permite uma melhor compreensão das relações entre as espécies e como estas fazem uso dos recursos espaciais e temporais, em um determinado ecossistema. Tratando-se de riachos esta compreensão torna-se ainda mais importante, haja vista que suas dimensões reduzidas os tornam mais sensíveis à interferência da ação humana. Essas ações influenciam de modo substancial a sobrevivência de muitas espécies, através da diminuição dos recursos diretamente disponíveis ou indiretamente, afetando outros elos da cadeia trófica, haja vista, que neste tipo de habitat a disponibilidade de alimento depende de diversos fatores, tais como vazão d’água, morfologia do canal, atributos físicos e químicos, bem como as interações bióticas do ambiente. Os riachos, objeto de estudo nesse trabalho encontram-se em estado de degradação crescente, uma vez que, estão localizados dentro do perímetro urbano de Maringá e/ou em áreas agriculturáveis, sofrendo diferentes impactos antrópicos. Dessa forma, o levantamento de informações sobre a biota é de extrema relevância na escolha de medidas que permitam o manejo, restauração e a conservação dos mesmos. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a dieta das assembléias de peixes em dois riachos (Morangueiro e Queçaba) da região de Maringá, Paraná, dando ênfase aos seguintes aspectos: identificar a composição da dieta, verificar variações espaciais e temporais na dieta das espécies coletadas, relacionar a base alimentar com o grau de urbanização entre os riachos, comparar a dieta das principais espécies e identificar as fontes alóctones e autóctones de alimento. Essas informações contribuem para o entendimento da estrutura e do funcionamento desses ecossistemas aquáticos. Para tanto, serão realizadas coletas de peixes bimestralmente, no período matutino, de dezembro de 2006 à outubro de 2007, utilizando-se de rede de arrasto (malha 0,5 mm) e peneiras (malha 0,15 e 0,20 mm) tendo 20 minutos de esforço, intervalo de 15 e mais 5 minutos de esforço (tentativas adicionais para capturar exemplares remanescentes). Os peixes coletados serão fixados em formol a 10% e conservados em álcool 70%. No laboratório serão identificados, medidos, pesados e eviscerados, e os conteúdos estomacais retirados e analisados sob microscópio estereoscópico e óptico de luz. A análise da dieta dos peixes será realizada através dos métodos de freqüência de ocorrência e volumétrico. Os resultados esperados visam levantar informações sobre a dieta das assembléias de peixes, identificando o uso dos recursos espaciais e temporais. Esses dados contribuirão cientificamente para o manejo, recuperação e conservação desses ecossistemas aquáticos.
Palavras-chave: Alimentação
Bacia do rio Pirapó
Riachos urbanizados
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6489
Data do documento: 23-Set-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
antonio_pereira_junior.pdf238.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.