EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6486
Tipo: Artigo
Título: DIFERENTES MÉTODOS DE CONGELAÇÃO DE EMBRIÕES DE VACAS NELORES PRODUZIDOS in vitro (CONGELAMENTO TRADICIONAL X VITRIFICAÇÃO)
Autor(es): AGOSTINHO, Bárbara Fachini
SOUZA, Carla Patrícia de
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
RIGOLON, Luiz Paulo
SEKO, Milena
Resumo: O experimento foi desenvolvido no Centro de Biotecnologia da Reprodução (BIOTEC). Foram realizadas punções foliculares em 10 vacas doadoras. Os animais tiveram acesso à água e sal mineral ad libitum. Os oócitos foram quantificados e classificados como bom, regular e ruim. Os oócitos foram submetidos ao processo de fertilização in vitro, o sêmen utilizado foi de touro da raça Nelore, foi realizado centrifugação em gradiente percoll (45 e 90), durante 30 segundos. Após cultivo, foram realizadas duas outras avaliações, no estágio de mórula ( 8 células) e blastocisto inicial. Os embriões obtidos foram divididos em dois tratamentos: Tratamento 1 – Método de congelamento tradicional e Tratamento 2 – Método de vitrificação. Após o congelamento os embriões foram descongelados e levados à incubadora, com atmosfera contendo 20% CO2 em ar, com máxima umidade, foram observados após 24 horas quantos embriões de cada tratamento eclodiram. Sendo que no Tratamento 1 eclodiram 15 (22,7%) embriões e no Tratamento 2 eclodiram 22 (33,3%). Não havendo diferença estatística. Concluímos que podemos utilizar a técnica de vitrificação para o congelamento de embriões bovinos.
Palavras-chave: Blastocisto
Fertilização in vitro
Oócitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6486
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
barbara_fachini_agostinho.pdf242.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.