EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6477
Tipo: Artigo
Título: PROCEDIMENTOS DE ESCRITA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): FUZA, Ângela Francine
MENEGASSI, Renilson José
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de verificar como as abordagens de ensino de leitura e produção de texto, propostas a partir dos princípios teóricos da Lingüística da Enunciação, da Lingüística Aplicada e da perspectiva Sócio-Histórica de ensino e aprendizagem, através da concepção interacionista de linguagem, estão sendo implementadas e efetivadas na sala de aula do Ensino Fundamental, sendo que, neste artigo, apresentam-se os procedimentos de escrita desenvolvidos em sala. Assim, foram analisadas as práticas de produção textual da 3ª série de uma escola particular de Maringá-PR, observando os elementos responsáveis pelo seu ensino e sua aprendizagem: o material didático; as aulas do professor e as produções dos alunos, a fim de verificar se a prática de sala de aula condiz com a teoria que a subsidia, identificando as ocorrências de internalização da escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que, embora haja uma pré-disposição para um trabalho interativo, com base na perspectiva sócio-histórica de ensino e aprendizagem de leitura e de produção de texto, o que se observa é que a leitura foi trabalhada artificialmente, não possibilitando sua internalização, fazendo com que, conseqüentemente, o trabalho com a escrita fosse afetado. Os estudantes, no momento da escrita, viram no texto de apoio um modelo a ser seguido, fazendo com que a autoria fosse difusa, haja vista que a produção, em sua maioria, foi constituída pelo discurso do texto entregue pela professora e não pelas idéias dos alunos. Dessa forma, constata-se que, de modo geral, as aulas se caracterizaram por um ensino e uma aprendizagem da leitura e da escrita para a escola.
Palavras-chave: Escrita
Produção textual
Internalização
Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6477
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
angela_francine_fuza.pdf230.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.