EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6461
Tipo: Artigo
Título: ESTUDOS DE PRODUÇÃO DE BIOMASSA E POLISSACARÍDEOS PRODUZIDOS POR AGARICUS BLAZEI MURRIL EM CULTIVO SUBMERSO
Autor(es): SATO, Ana Paula
FERDINANDI, Damiana Maria
ROSADO, Fábio Rogério
Resumo: O fungo basidiomicete Agaricus blazei Murril., comumente denominado de “cogumelo do sol”, pertencente à família Agaricacae, têm demostrado propriedades nutritivas e medicinais. Este fungo vem sendo utilizado como tratamento adjuvante de tumores malignos que tem como prováveis mecanismos de ação da resposta imune específica e hematológica, regressão da neoplasia e inibição dos efeitos da proliferação. Outras propriedades biológicas importantes são relatadas na literatura, dentre elas, atividade imunomodulatória, antioxidante, antinflamatória, antiviral e anticancerígena. Este fungo produz, durante seu crescimento em substrato sólido ou em cultura submersa, diversas frações polissacarídicas. Dentre elas, as principais são as β-D-glucanas, responsáveis pela ativação do sistema imunológico específico, influenciando a atividade fagocítica de macrófagos, atividade natural “Killer” e células T-citotóxicas, gerando a rejeição de alguns tipos de tumores. Este trabalho tem como objetivo avaliar a produção de biomassa fúngica e polissacarídeos (intra e extracelulares) em diferentes meios de cultura líquida. O crescimento micelial será desenvolvido em erlenmeyers sob agitação contínua, por 14 dias. A biomassa produzida será separada do filtrado cultural através de filtração com auxílio de bomba mecânica. Os EPSs (exopolissacarídeos) serão separados através de precipitação com solventes orgânicos resfriados (como etanol ou acetona) e centrifugação. As quantificação será determinada por peso seco de biomassa e EPSs produzidos. Os polissacarídeos intracelulares serão obtidos através de extração aquosa a 100° C por 1 hora, após a remoção das frações lipídicas com extração etanólica, por 30 minutos. Posteriormente, serão realizados testes biológicos com as frações obtidas nos processos de cultivo submerso, para avaliação da ação biológica das frações produzidas.
Palavras-chave: Basidiomicetes
Cultivo submerso
Agaricus blazei
Fungos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6461
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_sato.pdf72.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.