EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6457
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PACIENTES DE DIABETES MELLITUS
Autor(es): ALVES, Ana Paula
ARAÚJO, Bruno Deyvison
MELO, Emanuele Pereira de
SALLES, Juliana Cristina de
TEIXEIRA, Rodrigo de Sousa
Resumo: A prevalência de diabetes mellitus (DM) tem aumentado, em decorrência das mudanças do estilo de vida e do aumento da expectativa de vida da população (TORQUATO, 2003). Como doença crônica pode apresentar complicações crônicas, sendo que estas complicações podem ser evitadas se houver um controle rigoroso de seu nível glicemico, uma mudança no hábito de vida e participação ativa do individuo. Para que este nível glicemico esteja controlado é necessário, o controle do peso do individuo (através do Índice de Massa Corpórea-IMC), a realização de atividades físicas adequadas e, caso seja necessário à terapia medicamentosa (MS, 2002). O objetivo deste estudo é avaliar o programa de educação em saúde realizado na UBS em Munhoz de Mello. Esta pesquisa foi realizada em uma UBS de Munhoz de Mello, com dados obtidos a partir dos prontuários dos pacientes que freqüentaram os encontros. Os encontros foram realizados durante 10 meses de 2005, com 34 pacientes portadores de DM tipo 2; Conforme as reuniões, com a coleta dos valores da PA, glicemia, e IMC, constatou-se que dos 34 pacientes, 14,70% estavam acima da média; 35,29% abaixou o IMC e 50% mantiveram o mesmo valor de IMC do inicio das coletas nos encontros. Quanto ao nível de glicemia, 17,64%, tiveram seus índices aumentados, já 47,05% dos pacientes apresentaram uma baixa do índice e 35,29% mantiveram o mesmo valor. Os valores coletados da PA, após as reuniões foram que 20,58% aumentaram o índice, 32,35% abaixaram o valor e 47,05% mantiveram os mesmos índices da PA.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Educação em saúde
Hábitos saudáveis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6457
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_paula_alves.pdf42.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.