EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6455
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DA CANELA (Cinnamomum verum) NO CICLO ESTRAL DE RATAS (LISTAR)
Autor(es): WENDLAND, Ana Claudia
SCHULZ, Deisinara Giane
SILVA, João Carlos Barbosa da
TESSARO, Lucélia
NAKATANI, Margarete
Resumo: O: Intrigados pelo uso comum da canela (Cinnamomum verum) pela população para alterações em ciclos menstruais, que poderiam acarretar na antecipação ou aumento do fluxo menstrual quando ingerido, o presente trabalho tem por objetivo analisar os efeitos da canela sobre o ciclo estral e a reprodução de ratas. Para tal foram realizados testes com diferentes concentrações de canela diluídas em água e administradas via oral. Foram utilizadas ratas sem experiência sexual prévia divididas em quatro grupos, dentre os quais, um grupo controle tratado com água e três que constituem respectivamente os grupos; grupo 5, tratado com solução de canela 5g/L; grupo 10, tratado com solução de canela 10g/L; e grupo 20, tratado com solução de canela 20g/L. O acompanhamento do ciclo estral foi realizado diariamente através de esfregaço vaginal durante todas as etapas do experimento. As fêmeas foram observadas durante 45 dias, período após o qual foram colocadas junto aos machos para acasalamento durante 15 dias. Após o acasalamento as fêmeas foram separadas dos machos e observadas por mais 30 dias. Os resultados e os mecanismos envolvidos apresentados neste trabalho são apenas preliminares. O trabalho encontra-se em andamento sendo que conclusões precisas ainda não podem ser elucidadas.
Palavras-chave: Alterações
Ciclo
Reprodução
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6455
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_claudia_wendland.pdf42.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.