EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6454
Tipo: Artigo
Título: EFEITO ALELOPÁTICO DE Solanum americanum Mill, Solanaceae SOBRE A GERMINAÇÃO E O CRESCIMENTO INICIAL DE ALFACE (Lactuca sativa L., Chichoriaceae)
Autor(es): MATA, Ana Cláudia da
ZONETTI, Patrícia da Costa
Resumo: A Solanum americanum Mill é uma planta daninha da família solanaceae, conhecida popularmente como maria-pretinha, erva-moura e pimenta-de-galinha, dentre outros. Assim como a maioria das ervas daninhas, a S. americanum Mill é indesejável nas plantações agrícolas, por afetar o desenvolvimento dos vegetais ao redor. O objetivo deste trabalho foi avaliar possíveis efeitos alelopáticos do extrato aquoso de S. americanum na germinação de sementes e no crescimento da raiz e parte aérea de plântulas de alface. Foram utilizadas duas concentrações (0,0, 25 e 50%) do extrato preparado com as folhas na concentração de 30g/300mL. O delineamento foi inteiramente casualizado com quatro repetições de 50 sementes de alface. Os extratos de S. americanum M. não evidenciaram estatisticamente potencial alelopático na germinação de sementes de alface (Lactuca sativa L); na concentração de 25% houve efeito benéfico no crescimento da parte aérea. No entanto na concentração de 50% de extrato houve efeito inibitório no desenvolvimento das plântulas de alface, evidenciando possível interação alelopática
Palavras-chave: Alelopatia
Lactuca sativa L
Solanum americanum mill
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6454
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_claudia_da_mata.pdf90.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.