EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6395
Tipo: Artigo
Título: A IMPORTÂNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO MUNDO DA TECNOLOGIA
Autor(es): CAVALCANTE, Zedequias Vieira
SILVA, Mauro Luis Siqueira da
Resumo: A Revolução Industrial é um grande marco na história da humanidade, seus desdobramentos afetaram todo mundo. Foi um acontecimento extremamente importante para a humanidade, pois mudou o processo produtivo, ou seja, os produtos deixaram de ser manufaturados e passaram a ser maquino faturados, o permitiu uma produção em massa, permitindo assim colocar mais e mais produtos no mercado e a preços muito mais atrativos. Com isso a população ganhou ao longo do tempo maior poder de compra e melhoria na sua qualidade de vida. Sabemos que o pioneirismo inglês foi de grande importância para o desdobramento da mesma, não deixando de ressaltar os movimentos dos trabalhadores que começam a despontar. Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram os sindicatos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve movimentos violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", O cartismo foi mais brando na forma de atuação, optou pela via política, conquistando diversos direitos para os trabalhadores. Estes movimentos de certa forma deram base para a formação das leis trabalhistas que vieram depois. Esta passagem do capitalismo comercial para o industrial provocou grande abalo na sociedade da época, transformando todo o seu modo de vida, as novas invenções, o trabalho em suma deu base a grande Revolução tecnológica, que vivemos até os dias atuais, com base em pesquisa escrita, livros de escritores que presenciaram em seu momento as transformações ocorridas na sociedade industrial, o objetivo da pesquisa é entender como esta revolução tem os seus reflexos até os dias atuais, tanto na tecnologia, como nas leis trabalhistas, no cotidiano de exploração, na alienação das pessoas, enfim compreender no passado para iluminar o presente. Como está a vida do trabalhador e como era anteriormente? Houve transformações consideráveis ou não? A revolução tecnológica também abalou a estrutura da sociedade atual?
Palavras-chave: Alienação
Exploração
Industria
Operariado
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6395
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
zedequias_vieira_cavalcante2.pdf256.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.