EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6394
Tipo: Artigo
Título: A GRANDE IRONIA DO MUNDO MODERNO
Autor(es): CAVALCANTE, Zedequias Vieira
SOUZA, Lucas Ferreira de
SILVA, Mauro Luis Siqueira da
Resumo: É certo que vivemos atualmente em uma sociedade, que deixa muito a desejar em termos de política, politicagem, leis projetos, enfim a corrupção tomou conta do nosso País. A desconfiança tomou conta das pessoas que estão desacreditadas com os governantes, enfim são tantas promessas que ficam no esquecimento. Sócrates em sua teoria dizia que a filosofia não era possível enquanto o indivíduo não se voltasse para si próprio e reconhecesse suas limitações. "Conhece-te a ti mesmo" era seu lema. Sócrates procura o conceito. Este é alcançado através de perguntas. As perguntas têm um duplo caráter: ironia e maiêutica. Porém, na sociedade atual, o que mostra a nossa superficialidade? O que nos leva a creditar em promessas de campanha? O homem é uma criatura muito superficial, porém em sua arrogância, acha que dono de todo conhecimento, e principalmente na arte de enganar, é mestre, mas o mesmo homem que engana se deixa enganar, esta é uma sociedade de desafios, onde mostrar suas limitações, erros e o conduzir a uma nova verdade são uma tarefa um tanto quanto difícil. O que seria de Sócrates se vivesse nos dias atuais. Sua teoria se aplica a sociedade atual, mas de que forma estamos expondo nossas idéias, os problemas que encontramos na sociedade vigente, entretanto estamos ironizando os problemas para modificar a nossa realidade. Sabemos que todas as transformações sociais, políticas foram frutos de pessoas que lutaram para que isso acontecesse, e diante disso temos que trazer a luz sobre determinado assunto, trabalhar os nossos preconceitos. Na sociedade atual, as pessoas podem expor suas idéias livremente? Como era em outros períodos da história? Atual será que temos plenos direitos de expor nossas idéias, mesmo que estas vão contra os padrões da sociedade? Enfim nossos direitos são completamente respeitados? Porque nos tornamos superficiais?
Palavras-chave: Desigualdade
Ironia
Maiêutica
Política
Sociedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6394
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
zedequias_vieira_cavalcante1.pdf153.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.