EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6393
Tipo: Artigo
Título: AVIFAUNA DO CAMPUS CESUMAR
Autor(es): ESCLARSKI, Priscilla
GILDO, Willian Leite
ZANON, Cibele Mª Vianna
Resumo: O Centro Universitário de Maringá - Cesumar está localizado na cidade de Maringá-PR e conta com campus dotado de diferentes ambientes florísticos, proporcionando variadas espécies de aves no local. Mas devido à redução da cobertura florestal que ocorreu no noroeste paranaense conseqüências negativas foram geradas nas últimas décadas para a avifauna, empobrecendo-a consideravelmente, beneficiando apenas aquelas mais tolerantes às ações antrópicas. As aves têm um papel fundamental no meio ambiente servindo como bio-indicadores, dispersoras de sementes e reguladoras de população, por esses motivos o estudo com esse grupo é de extrema importância. O objetivo deste trabalho será realizar um levantamento da avifauna do campus, assim como estimar a diversidade de aves e verificar registros de permanência e migração destas e dessa fomra servir como fonte de novos dados e registros da ornitologia regional. Através deste levantamento será possível estabelecer estratégias para a conservação das aves em ambientes antropizados.
Palavras-chave: Avifauna
Antropização
Cesumar
Campus
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6393
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
willian_leite_gildo_1.pdf246.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.