EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6387
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE OBESIDADE INFANTIL NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PARANÁ
Autor(es): SILVA, Vanusa Pereira da
ZURITA, Robsmeire Calvo Melo
Resumo: A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas e os distúrbios relativos ao peso que incidem nessa época são responsáveis por graves conseqüências para indivíduos e comunidades. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é um problema crescente na infância, chegando a atingir entre 25 a 30% da população infantil nos países ricos. Tem sido atribuída principalmente a fatores ambientais e socioculturais, tais como o incentivo a uma dieta pouco saudável, com alta proporção de gorduras, e a uma atitude sedentária. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores de risco para obesidade infantil em crianças dos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Maringá-PR. Participaram da pesquisa 229 crianças de 0 a 5 anos de ambos os gêneros, matriculados em cinco CMEI. Realizada avaliação antropométrica aferindo peso e altura das crianças e calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). Da população estudada 51,53% eram crianças do gênero feminino e 48,47 % das crianças do gênero masculino. Encontrados no gênero masculino 15,31% com sobrepeso e 19,81% obesos e no gênero feminino 16,95% sobrepesos e 11,86% obesas. A obesidade infantil é um grave problema de saúde pública em todo o mundo, pois sua prevalência vem aumentando nos países desenvolvidos e nos em desenvolvimentos. Esta enfermidade se não controlada ou tratada o mais cedo possível, causa graves problemas de saúde dos indivíduos, pois traz complicações articulares, cardiovasculares, endócrino-metabólicas, neoplásicas, respiratórias, gastrointestinais, influência no crescimento e desenvolvimento da criança, além de causar danos psicossociais.
Palavras-chave: Enfermagem
Fatores de risco
Hábitos alimentares
Nutrição da criança
Obesidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6387
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanusa_pereira_silva.pdf218.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.