EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6383
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA PREFERÊCIA LATERAL AUDITIVA SOBRE O DESEMPENHO EM TAREFA DE TEMPO DE REAÇÃO SIMPLES
Autor(es): PACIFICO, Tatiane da Silva
D'ELAQUA, Marco Antônio
VALLE, Thalles Sanches
PORTO, Alessandra Beggiato
MARTINS, Raquel de Melo
Resumo: De acordo com Teixeira (2006) os seres humanos tendem a apresentar uma preferência mais marcante por utilizar um dos lados do corpo. Isso também ocorre em relação à preferência auditiva. Porém, ainda não é sabido se esta preferência lateral auditiva também implica em assimetria de desempenho. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi de analisar o efeito da preferência lateral auditiva sobre o tempo de reação simples auditivo. Participaram do estudo 22 indivíduos com faixa etária entre 15 e 30 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Notebook, mouse, fone de ouvido, software Reaction Time Task v.20 (OKAZAKI, 2010) e Inventário de Preferência Lateral Global - IPLAG (MARIN; LAFASSE; OKAZAKI, 2011). Os indivíduos fizeram 1 tentativa de familiarização com cada ouvido, e cinco tentativas de TR simples com estimulo ao ouvido direito e resposta com a mão direita e mais cinco tentativas de TR com estimulo ouvido esquerdo e resposta com a mão direita. As condições experimentais foram aleatorizadas entre as TR utilizando o software Reaction Time. Os resultados mostraram que não houve diferença em relação aos lados auditivos e a resposta da tarefa (P=0,701). Tais resultados sugerem que para na tarefa de tempo de reação simples, a preferência lateral auditiva não resulta em assimetria de desempenho.
Palavras-chave: Estímulo auditivo
Preferência auditiva
Tempo de reação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6383
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tatiane_silva_pacifico.pdf156.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.