EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6379
Tipo: Artigo
Título: FATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSE
Autor(es): PEREIRA, Rôsaliny Nazário
PAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de
Resumo: As micro e pequenas empresas (MPEs) desempenham uma função importante no crescimento socioeconômico do país, entretanto os pequenos empreendimentos possuem um elevado índice de mortalidade precoce, o que chama a atenção de muitos pesquisadores. O objetivo desta pesquisa centra-se em demonstrar as principais causas da mortalidade das MPEs nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Triângulo Crajubar) no Estado do Ceará. Para tanto, os dados foram obtidos a partir de um questionário elaborado para uma amostra com 66 microempresários que encerraram as suas atividades. Após o levantamento dos dados utilizou-se de análise tabular, gráfica e descritiva para identificar quais os fatores relacionados aos empresários são relevantes para a descontinuidade de suas MPEs. Os resultados apontam a falta de conhecimentos gerenciais, ocasionado pela inexperiência do empresário bem como a ausência de auxílio profissional, como responsável pelo insucesso dessas empresas. A falta de capital de giro também foi apontada como uma das causas da mortalidade, já que os empresários enfrentaram dificuldades para administrar o fluxo de caixa. Foi possível observar que a maioria dos empreendedores iniciou suas atividades sem sequer conhecer o mercado que pretendia atuar, e, portanto, tomam decisões baseadas apenas no senso comum.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas
Mortalidade empresarial
Triângulo crajubar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6379
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosaliny_nazario_pereira.pdf200.1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.