EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Rôsaliny Nazário-
dc.creatorPAIVA, Maria Jeanne Gonzaga de-
dc.date.accessioned2020-12-10T18:15:07Z-
dc.date.available2011-10-25-
dc.date.available2020-12-10T18:15:07Z-
dc.date.issued2011-10-25-
dc.identifier.issn978-85-8084-055-1pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6379-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectMortalidade empresarialpt_BR
dc.subjectTriângulo crajubarpt_BR
dc.titleFATORES DETERMINANTES DO ENCERRAMENTO DAS MPEs NO TRIÂNGULO CRAJUBAR CEARENSEpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoAs micro e pequenas empresas (MPEs) desempenham uma função importante no crescimento socioeconômico do país, entretanto os pequenos empreendimentos possuem um elevado índice de mortalidade precoce, o que chama a atenção de muitos pesquisadores. O objetivo desta pesquisa centra-se em demonstrar as principais causas da mortalidade das MPEs nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Triângulo Crajubar) no Estado do Ceará. Para tanto, os dados foram obtidos a partir de um questionário elaborado para uma amostra com 66 microempresários que encerraram as suas atividades. Após o levantamento dos dados utilizou-se de análise tabular, gráfica e descritiva para identificar quais os fatores relacionados aos empresários são relevantes para a descontinuidade de suas MPEs. Os resultados apontam a falta de conhecimentos gerenciais, ocasionado pela inexperiência do empresário bem como a ausência de auxílio profissional, como responsável pelo insucesso dessas empresas. A falta de capital de giro também foi apontada como uma das causas da mortalidade, já que os empresários enfrentaram dificuldades para administrar o fluxo de caixa. Foi possível observar que a maioria dos empreendedores iniciou suas atividades sem sequer conhecer o mercado que pretendia atuar, e, portanto, tomam decisões baseadas apenas no senso comum.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
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