EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6361
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DE LINHAGENS DE MILHO DOCE PARA ESTUDO DE VARIABILIDADE GENÉTICA ATRAVÉS DA EXTRAÇÃO DE DNA
Autor(es): TAVORE, Rafael Verri
LOPES, Ana Daniela
COLLET, Sandra Aparecida de Oliveira
SCAPIM, Carlos Alberto
Resumo: A etapa de extração do DNA genômico para estudos de variabilidade genética através de marcadores moleculares é crucial para a obtenção de resultados consistentes e com repetibilidade. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de extrair e quantificar o material genético, além de padronizar a metodologia de extração de DNA para diferentes linhagens de milho doce, provenientes de cultivares do mesmo do programa de melhoramento genético da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, para posterior avaliação da diversidade genética, por meio de marcadores moleculares. Para isto, foram utilizadas porções iguais de tecidos foliares originados de 10 plantas de cada uma das 15 linhagens de milho doce, coletadas cinco semanas após a semeadura, da Fazenda Experimental de Iguatemi. Todo protocolo e toda a metodologia utilizada para a extração do material genético foi descrita por Hoisington etal. (1994). Após os procedimentos de extração, o DNA foi analisado e quantificado em gel de agarose 0,8%. A metodologia de extração de DNA foi adequada, possibilitando a quantificação do genoma e futura avaliação da variabilidade genética através de marcadores moleculares.
Palavras-chave: Extração de DNA
Milho doce
Variabilidade genética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6361
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_verri_tavore2.pdf151.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.