EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6351
Tipo: Artigo
Título: PATÓGENOS ASSOCIADOS À SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS
Autor(es): ALMEIDA, Marlon Vinicius Gonçalves
GASPAROTTO, Francielli
RODRIGUES, Larissa C.
Resumo: Espécies florestais nativas apresentam grande importância na recuperação de áreas degradadas e também são importantes econômicamente, porém estudos sobre sanidade de tais sementes são quase inexistentes. Assim, objetivou-se com este trabalho analisar a qualidade sanitária de sementes das espécies florestais nativas amendoim-bravo (Pterogyne nitens) e canafístula (Peltophorum dubium), utilizando-se o método de detecção em papel de filtro. As sementes foram obtidas junto ao Instituto Agronômico do Paraná, utilizou-se uma amostra de 200 sementes, colocando-se 10 sementes por gerbox, sobre três camadas de papel de filtro previamente umedecido com água destilada. Após a distribuição nas placas, as sementes foram incubadas à temperatura de 20±2ºC, por período de sete dias, com regime alternado de 12 horas de luz fluorescente branca e 12 horas de escuro. As avaliações foram realizadas após sete dias de incubação, examinando-se individualmente as sementes através de observações da morfologia do fungo ao microscópio estereoscópico comparando-se com a literatura disponível. Detectaram-se os seguintes fungos asssociados as sementes da éspecie amendoim bravo: Penicillium sp., Aspergillus sp. e Phomopsis sp. Já associado as sementes da espécie canafístula foram detectados: Aspergillus sp.; Cladosporium sp.; Stemphylium sp. e Curvularia sp. Os gêneros Penicillium e Aspergillus causam danos às sementes durante seu armazenamento, reduzindo o tempo de conservação das mesmas. Já os demais gêneros são importantes patógenos de espécies florestais, podendo ocasionar epidemias no campo caso não seja empregado nenhum método de controle para estes.
Palavras-chave: Patologia de sementes
Peltophorum dubium
Pterogyne nitens
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6351
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marlon_vinicius_goncalves_almeida2.pdf99.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.