EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6342
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA PREFERÊNCIA MANUAL SOBRE O TEMPO DE REAÇÃO
Autor(es): D'ELAQUA, Marco Antônio
VALLE, Thalles Sanches
RIBEIRO, Danilo Augusto
SANTOS, Aurélio Grimble Izumi Gonçalves dos
FAQUIN, Bruno Secco
Resumo: Tem sido proposto na literatura modelos de dominância lateral que consideram a superioridade de um hemisfério cerebral sobre o outro, resultando assim em uma assimetria lateral. Esta assimetria também ocasionaria uma preferência lateral marcante para diversas tarefas específicas. Esse estudo teve por objetivo comparar o tempo de reação (TR) simples e de escolha desempenhado com as mãos preferida e não preferida, testando o efeito desta assimetria sobre o desempenho. A amostra foi composta por 19 jovens destros, com idade entre 18 a 29 anos. A tarefa consistiu em responder o mais rápido possível a um estímulo (simples ou de escolha) que aparecia no centro do computador com ambas as mãos simultaneamente (mão direita e mão esquerda). Para comparar a assimetria de desempenho, na tarefa de TR simples e de escolhas, foi utilizada uma Anova com dois fatores, 2(mãos) x 3 (TRs), com medidas repetidas no primeiro fator. Para comparações posteriores foi utilizado o Post Hoc de Tukey. Para todas as análises foi adotado o nível de significância de P<0,05. Os resultados apontaram a existência de assimetria de desempenho para a mão preferida, mostrando que houve diferença entre as mãos, porém, não muito superiores. Desse modo, não houve interação entre as mãos e as condições. Portanto, o modelo de preferência lateral se mostrou mais consistente que o modelo de dominância lateral, pois ao mostrar que ambos os lados obtiveram bons resultados, demonstra que podemos ter um bom desenvolvimento com ambos os lados.
Palavras-chave: Assimetrias laterais
Dominância lateral
Lateralidade
Preferência lateral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6342
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marco_antonio_delaqua.pdf115.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.