EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6341
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
Autor(es): RODRIGUES, Marcelo dos Santos
PERON, Francieli
BIDO, Graciene de Souza
LÚCIO, Leia Caroline
Resumo: O cafeeiro (Coffea arabica L.) pode estar envolvido em interações alelopáticas, o qual se refere à capacidade que as plantas têm de interferir na germinação de sementes e no desenvolvimento de outras plantas. Deste modo, este trabalho visou analisar os efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folhas frescas e secas de cafeeiro durante a germinação de sementes e do crescimento de plântulas de soja (Glycine max L.). Os extratos foram obtidos através de duas técnicas, uma para material fresco e outra para material seco. Foram realizados sete tratamentos, sendo um controle (0%) e três extratos de folha fresca e seca (50, 75 e 100%). Os parâmetros que foram analisados são a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da raiz e biomassas (fresca e seca). Para analisar o crescimento da plântula foram medidos os comprimentos da raiz e dessas obtidas as biomassas. Os resultados mostraram que o extrato de folha seca diminuiu a velocidade de germinação e o IVG, e o extrato de folha fresca aumentou o IVG. O comprimento da raiz e as biomassas foram inibidos em ambos os extratos, sendo que o extrato de folha seca demonstrou maior efeito.
Palavras-chave: Alelopatia
Coffea arabica
Glycine max
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6341
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcelo_santos_rodrigues.pdf143.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.