EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6327
Tipo: Artigo
Título: FATORES DIFICULTADORES À ADESÃO DOS COLABORADORES DE ENFERMAGEM ÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Autor(es): LUCA, Lais da Silva
ALMEIDA, Mariana de Angelo
MELO, Willian Augusto de
Resumo: A educação permanente é uma modalidade educativa que tem como público-alvo a equipe multiprofissional, com destaque nos problemas reais de saúde, cujo objetivo é transformar as práticas técnicas e sociais. Essa atividade educativa deve ser realizada de forma contínua, por meio de uma metodologia centrada na resolução de problemas, resultando, assim, em uma profunda mudança no setor saúde. Objetivou-se identificar os fatores que dificultam a adesão dos colaboradores de enfermagem nas ações de educação permanente. Trata-se de estudo quantitativo através de aplicação de entrevista de um questionário estruturado em uma amostra de 24 colaboradores de enfermagem do setor de clinica médicacirurgia de um hospital privado de médio porte do Noroeste do Paraná. Verificou-se que uma pequena quantidade dos funcionários possuía interesse em freqüentar as ações educativas, 4,2% participa freqüentemente das ações educativas de EP; 75% nunca participaram e 20,8% participam raramente. Com relação às dificuldades encontradas no ambiente de trabalho, 87,5% revelaram não ter dificuldades nenhuma com as práticas durante o processo de trabalho, 8,3% encontra dificuldade no relacionamento interpessoal e 4,2% dos funcionários encontra dificuldade na técnica. Enfatiza-se a importância de remodelar as propostas metodológicas da instituição no sentido de motivar e incrementar novas estratégias de educação em saúde.
Palavras-chave: Ação educativa
Adesão
Colaborades de enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6327
Data do documento: 25-Set-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lais_da_silva_luca.pdf113.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.