EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6326
Tipo: Artigo
Título: VALIDAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO INVENTÁRIO DE PREFERÊNCIA LATERAL PARA ANÁLISE DE MEMBROS INFERIORES
Autor(es): MATHIAS, Kelyn Rosinholi
RICARDO, Robson Furlan
OLIVEIRA, Tatiane Flávia de
SEABRA, Lucas Felipe
CANDIDO, Cristiane Regina Coelho
Resumo: O hábito de se utilizar um determinado lado do corpo com maior frequência pode ser entendido como preferência lateral. O IPLAG é um inventário utilizado para diagnosticar a preferência lateral que apresenta tarefas do cotidiano com dimensões de membros superiores, membros inferiores, audição, visão e tronco. Apesar das contribuições do IPLAG, ainda são necessários estudos que analisem a coerência entre as suas respostas realizadas por meio de questionário e da realização prática das tarefas utilizadas para a avaliação da preferência lateral. Assim, este estudo realizou a validação teórico-prática do IPLAG que analisa as dimensões de avaliação de membros inferiores (IPLAG-C). Participaram 18 universitários da UEL de ambos os sexos, com idade média 23,16 anos (DP=4,56), realizaram as tarefas propostas no IPLAG-C. No IPLAG-C prático os participantes realizaram 4 tentativas em cada tarefa, se as 4 tentativas fossem realizadas com o lado esquerdo seria classificados como fortemente canhoto, 3 tentativas com o lado esquerdo, canhoto moderado, 2 tentativas para cada lado, indiferente, 3 tentativas para o lado direito, destro moderado e 4 tentativas para o lado direito, fortemente destro. Em seguida, responderam ao software IPLAG-C (Okazaki et al., 2010), as respostas podiam ser: sempre esquerdo, maioria das vezes esquerdo, indiferente, maioria das vezes direito e sempre direito. No IPLAG teórico, os participantes podem ser classificados como fortemente canhoto (1), canhoto moderado (2), indiferente (3), destro moderado (4) e fortemente destro (5). Após a realização dos dois IPLAGs (teórico e prático), foi realizada uma análise de correlação apresentando um r=0,77 (P=0,0002) Os participantes em ambas as condições de aplicação do IPLAG-C foram classificados como moderadamente destro para os MMII. Portanto, o inventário IPLAG demonstrou ser um instrumento válido para analisar a preferência lateral em adultos.
Palavras-chave: IPLAG
Lateralidade
Preferência lateral
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6326
Data do documento: 25-Set-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kelyn_rosinholi_mathias.pdf155.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.