EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6319
Tipo: Artigo
Título: ESTIMATIVA DA UMIDADE DE UM SOLO, COM A TÉCNICA DA TDR
Autor(es): HASHIGUTI, Heraldo Takao
HARA, Anderson Takashi
SANTOS, Alex Elpidio dos
TAVORE, Rafael Verri
GONÇALVES, Antonio Carlos Andrade
Resumo: O conhecimento da umidade do solo em um determinado momento é essencial para o estabelecimento de estratégias de manejo de água em um sistema agrícola, o que tem promovido a busca por métodos eficazes para a sua avaliação. Dentre eles, o emprego da técnica da reflectometria no domínio do tempo (TDR) tem ganhado espaço nas últimas décadas, em função da qualidade das estimativas realizadas. No entanto, também este método pode levar a erros graves, caso as condições de contorno não sejam adequadamente consideradas. Na busca desta qualidade, diferentes modelos de calibração têm sido propostos. No presente trabalho procurou-se avaliar a qualidade de um modelo ajustado para um solo muito argiloso, comparando os valores medidos com os estimados pelo modelo. Foi feita a comparação do modelo desenvolvido com outros de relevância para o emprego da técnica, como o modelo padrão de Toppet al. (1980), além de outros. Os resultados obtidos evidenciam que a técnica da TDR pode ser empregada na avaliação da umidade do solo desde que especificidades sejam adequadamente consideradas, por meio de uma curva de calibração obtida para as condições locais.
Palavras-chave: TDR
Umidade do solo
Regressão
Modelos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6319
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
heraldo_takao_hashiguti2.pdf157.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.