EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6317
Tipo: Artigo
Título: DETERMINAÇÃO DA UMIDADE CRÍTICA PARA COMPACTAÇÃO E DENSIDADE MÁXIMA A PARTIR DO CARBONO ORGÂNICO E DA TEXTURA EM UM LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO
Autor(es): MOREIRA, Wagner Henrique
BETIOLI JUNIOR, Edner
ANGHINONI, Guilherme
TORMENA, Cássio Antônio
FIDALSKI, Jonez
Resumo: O ensaio de Proctor avalia a susceptibilidade do solo à compactação pela determinação da relação existente entre a densidade, umidade e energia de compactação de um solo com estrutura alterada, do qual determina-se a umidade crítica para compactação (Uc) como sendo o ponto em que se obtém a máxima densidade (Dmax). Para uma mesma energia de compactação, quanto maior o teor de carbono orgânico (CO) do solo, maior é a Uc e menor a Dmax obtidas. O objetivo deste trabalho foi verificar a possibilidade da obtenção de uma equação de regressão linear para estimativa da Uc e da Dmax a partir do CO e da textura de um Latossolo Vermelho distrófico. O solo coletado para realização do ensaio de Proctor e das análises granulométrica e do CO foi obtido de um experimento de pastagem adubada e pastejo contínuo, instalado na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Paranavaí, PR. Os dados permitiram o ajuste de uma equação de regressão linear para se obter o valor da Uc e da Dmax a partir dos teores de CO do solo. Não foi possível obter uma relação estatisticamente significativa entre textura e Uc ou Dmax. As equações obtidas para estimativa da Uc e Dmax através do CO foram Uc = 0,0024 CO + 0,0725 e Dmax = - 0,0059 CO + 1,9032, respectivamente.
Palavras-chave: Curva de compactação
Ensaio de Proctor
Regressão linear
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6317
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guilherme_anghinoni_2.pdf123.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.