EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6316
Tipo: Artigo
Título: DIVERSIDADE GENÉTICA EM VITIS LABRUSCA E HÍBRIDOS INTERESPECÍFICOS USANDO PADRÕES DE ISOESTERASES
Autor(es): ORASMO, Gleice Ribeiro
COLLET, Sandra A. de Oliveira
MACHADO, Maria de Fátima P. S.
Resumo: Padrões das isoenzimas α e β-esterases em gel de poliacrilamida foram empregados na análise da diversidade genética de espécies americanas (Vitis labrusca) e cultivares híbridas de uva. Foram utilizadas 19 plantas da cultivar Niágara Rosada, 97 Bordô, 22 Concord, 49 Rúbea e 39 Isabel, coletadas em parreirais de pequenos e médios produtores do município de Marialva, noroeste do Estado do Paraná. Foram evidenciadas onze isoesterases para a cultivar Isabel, dez para Concord, nove para Bordô e Rúbea e seis para Niágara Rosada. A relação entre as cinco cultivares das uvas americanas usando o padrão eletroforético de α e β-esterases foi estimada de acordo com o coeficiente de similaridade de Jaccard, no qual o dendrograma produzido pela análise de agrupamento mostrou que a similaridade entre as cultivares variou de 45,5% (Niágara Rosada x Concord) a 90,9% (Isabel x Concord). O dendrograma apontou a cultivar Niágara Rosada como a mais divergente. A cultivar Rúbea, resultado do cruzamento entre as cultivares Niágara Rosada e Bordô mostrou um coeficiente de similaridade em torno de 80% com Bordô e 50% com Niágara Rosada. A técnica da eletroforese em gel de poliacrilamida, sistema PAGE, foi consistente para análise da diversidade entre as uvas americanas. Os coeficientes de similaridade dentre as cultivares, usando o perfil eletroforético das α e ß-esterases em gel de poliacrilamida apontam a cultivar Niágara Rosada como promissora para programas de Melhoramento Genético na espécie, por apresentar os menores coeficientes de identidade com as cultivares Concord, Bordô, Rúbea e Isabel.
Palavras-chave: Diversidade
Esterase
Sistema PAGE
Vitis spp
Uvas rústicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6316
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gleice_ribeiro_orasmo_1.pdf207.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.