EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6312
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO ENTRE DOIS MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DE LIGNINA EM BAGAÇO DE CANA E TEGUMENTO DE SOJA
Autor(es): MOREIRA, Flavia Carolina
ITA, Adriana Gremes
SILVA, Hingrid Ariane da
SANTOS, Wanderley Dantas dos
Resumo: A lignina é o segundo polímero mais abundante na natureza. Entre outras características, proporciona ao tecido vegetal rigidez e resistência contra o ataque de enzimas hidrolíticas de fungos e patógenos. Graças a esta propriedade, a determinação do conteúdo de lignina tem se tornado progressivamente relevante para a agroindústria, onde a lignina determina desde a resistência de grãos ao dano mecânico até a viabilidade de biocombustíveis como o etanol celulósico. Para testar a aceráce das técnicas de determinação de lignina, comparamos os dois métodos mais comumente empregados de quantificação, a reação com ácido tioglicólico (TGA) e a reação com acetilbromida (AB). Os dois métodos foram utilizados para determinar o conteúdo de lignina no bagaço da cana-de-açúcar e no tegumento de soja. A composição monomérica da lignina nestas amostras foi determinada a fim de investigar se a composição dos monômeros pode interferir nos resultados. Os teores de lignina pelo método ácido tioglicólico são menores que o pelo método acetilbromida. A composição monomérica da lignina não explica as diferenças apresentadas pelos diferentes métodos.
Palavras-chave: Acetilbromida
Ácido tioglicólico
Lignificação
Monolignóis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6312
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_carolina_moreira_1.pdf113.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.