EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6304
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UMA PACIENTE COM TETRALOGIA DE FALLOT: ESTUDO DE CASO
Autor(es): NEVES, Aline Marina Rodrigues
PADILHA, Caroline De Freitas
FERREIRA, Fernanda de Fátima
SANTIAGO, Fernanda
COLOSIO, Renata Cappellazzo
Resumo: A Tetralogia de Fallot é uma associação de anomalias cardíacas caracterizada pela presença obrigatória de uma comunicação interventricular, obstrução de saída do ventrículo direito, dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo direito. É comum a presença de dispnéia ao exercício, baqueteamento digital e policitemia e, seu tratamento, pode ser cirúrgico ou convencional através da fisioterapia. Diante disto, este estudo teve por objetivo analisar os resultados de um tratamento fisioterapêutico proposto a uma paciente portadora de Tetralogia de Fallot na Clínica de Fisioterapia do Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). A paciente foi submetida a 23 sessões de fisioterapia e, após o termino das mesmas, os dados obtidos foram analisados quantitativamente através da realização de uma reavaliação. Os resultados nos mostraram que a reabilitação cardíaca, baseada no condicionamento físico, melhorou a força dos músculos respiratórios, porém, não foi suficiente para a reversão do distúrbio respiratório restritivo grave apresentado pela mesma.
Palavras-chave: Cardiopatias congênitas
Congênitas
Fisioterapia
Tetralogia de Fallot
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6304
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline_Marina_Rodrigues_Neves.pdfTrabalho apresentado no V Encontro Internacional de Produção Cientifica (23 a 26 de outubro de 2007)50.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.