EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6290
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO EFEITO SEDATIVO DA MORFINA, METADONA, BUTORFANOL OU TRAMADOL, ASSOCIADOS À ACEPROMAZINA EM CÃES1
Autor(es): RODRIGUES JUNIOR, Adolfo
ASSIS, Hemir Martins Quirilos
MONTEIRO, Eduardo Raposo
Resumo: Seis cães hígidos, SRD, machos, com peso médio de 12±4,3 kg, receberam a administração intravenosa de acepromazina na dose de 0,05 mg/Kg seguida de um de quatro opióide decorridos 15 minutos da administração do fenotiazinico. Os opióides foram administrados de forma aleatória pela via intravenosa segundo os tratamentos a seguir: morfina na dose de 0,5 mg/Kg (MOR), metadona na dose de 0,5 mg/Kg (MET), butorfanol na dose de 0,15 mg/Kg (BUT) e tramadol na dose de 2,0 mg/Kg (TRA). Os animais foram submetidos aos quatro tratamentos experimentais com um intervalo mínimo de sete dias. Foram avaliadas as variáveis: frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), pressão arterial sistólica (PAS), grau de sedação, reflexo interdigital e temperatura retal, antes da administração da acepromazina, 15 minutos após e dos 15 aos 90 minutos após a administração dos tratamentos. A acepromazina resultou em diminuição de PAS em todos os tratamentos. Após a administração dos tratamentos, PAS foi mais elevada em MET e mais baixa em MOR. Com exceção de MET, todas as associações resultaram em diminuição de FC, sendo os valores dessa variável mais baixos nos animais tratados com MOR. Taquipnéia foi observada em alguns animais dos tratamentos MET e MOR. Dois animais em MET não apresentaram reflexo interdigital em pelo menos um dos momentos avaliados. O grau de sedação da associação acepromazina/metadona foi o mais intenso entre os quatro tratamentos e aparentemente resultou em melhor analgesia.
Palavras-chave: Cão
Neuroleptanalgesia
Opióides
Sedação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6290
Data do documento: 23-Out-2007
Aparece nas coleções:V EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica ( 23 a 26 de Outubro de 2007)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adolfo_Rodrigues_Junior.pdfTrabalho apresentado no V Encontro Internacional de Produção Cientifica (23 a 26 de outubro de 2007)103.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.