EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288
Tipo: Artigo
Título: A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
Autor(es): PUCCINI, Ítalo
Resumo: É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “A leitura literária no espaço escolar” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral da pesquisa é despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só fará sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.
Palavras-chave: Escola
Leitura
Literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Italo_Puccini.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)48.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.