EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6283
Tipo: Artigo
Título: DADOS PRELIMINARES DA BIOLOGIA DO GAVIÃO-CARIJÓ (Rupornis magnirostris, Gmelin, 1788) NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): SANTOS, Willian Menq dos
ROSADO, Fábio Rogério
Resumo: O Gavião-carijó (Rupornis magnirostris) está presente em todo o Brasil, habita campos abertos, borda de matas e áreas urbanizadas, sendo um gavião bastante comum e bem adaptado aos impactos ambientais. Alimenta-se de artrópodes e pequenos vertebrados. O objetivo deste estudo foi apresentar informações de campo sobre a biologia do gavião-carijó, além de apontar algumas questões sobre ameaças e medidas para preservação desta espécie. O trabalho foi realizado de novembro de 2007 a outubro de 2008 nos municípios de Peabiru e Maringá, e localizados na região noroeste do Paraná, Brasil. Outra parte dos dados foi obtida no trabalho de levantamento das aves de rapina diurnas do noroeste paranaense executado no mesmo período. A coleta dos dados foi realizada por meio de identificação direta, por reconhecimento visual e auditivo. O gavião carijó foi observado em todos os ambientes estudados se mostrando uma espécie bastante comum, foi possível coletar informações de toda sua biologia. Essas observações nos permitiram inferir algumas considerações que podem contribuir para a conservação da espécie na região do estado.
Palavras-chave: Aves de rapina
Falconiformes
Gavião-carijó
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6283
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wllian_Menq_Santos.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)143.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.