EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6281
Tipo: Artigo
Título: NODULAÇÃO DO SISTEMA RADICULAR E PRODUTIVIDADE DA SOJA EM RESPOSTA A ADUBAÇÃO POR MOLIBDÊNIO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES
Autor(es): CICHELERO, Willian
MANNIGEL, Anny Rosi
ZONETTI, Patrícia da Costa
Resumo: O uso de produtos comerciais contendo bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Bradyrhizobium, tem proporcionado aumento na produção de soja no Paraná. Porém diversos fatores dentre eles a deficiência por Molibdênio podem afetar a eficiência desses produtos e consequentemente a produção de grãos. O Molibdênio é indispensável para a eficiência da fixação biológica do nitrogênio por ser constituinte de uma enzima fundamental para o processo, a molibdênio ATP a qual transfere elétrons para o nitrogênio, transformando-o em NH3, e que é liberada por difusão do bacteróide para o citosol da célula infectada. Trabalhos no Estado são escassos, neste sentido o presente projeto tem como objetivo avaliar à eficiência deste nutriente na produção de soja. Serão utilizadas sementes de soja da variedade BRS 282. As plantas receberão como adubação de base P e K em formulação de acordo com recomendação em análise de solo. O molibdênio será aplicado através de adubação foliar nas concentrações de 0 (controle); 100; 200; 300 e 400 g.ha-1 com aplicação sendo entre os estádios V3 e V5. O plantio será realizado em solo LATOSSOLO VERMELHO na Fazenda Experimental do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) em Maringá, Paraná. O delineamento será de blocos ao acaso com 4 repetições. No estádio fisiológico R5 serão avaliados o número de nódulos (nº/10plantas) e peso de nódulos (g/10 plantas) e no fim do ciclo de 137 dias será avaliado a produção de grãos (kg/ha) e o peso de 100 grãos (g/100 grãos). Espera-se que as plantas de soja pulverizadas com o Molibdênio apresentem produtividade elevada com os diferentes níveis, e uma produção satisfatória, tornando possível a recomendação de níveis economicamente viáveis de adubação por molibdênio, reduzindo investimentos sem retorno e aumentando a eficiência do uso de inoculantes proporcionando maior lucratividade. Os dados serão analisados por análise de variância. Para estabelecer a relação entre tratamentos será realizada análise de regressão pelo programa SISVAR da Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais.
Palavras-chave: Bradyrhizobium
FBN
Micronutrientes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6281
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Willian_Cichelero.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)52.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.