EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6274
Tipo: Artigo
Título: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE LUTO INFANTIL
Autor(es): PESTES, Vivian Rafaella
LIMA, Nayara Korchak de
OLIVEIRA, Alessandra Possobon
Resumo: Quando a criança perde uma pessoa querida de sua família ela fica triste, confusa. Ocorre que esta mesma morte é sofrida por seus familiares que, doloridos, estão sem condições de manter a intensidade de cuidado e atenção que antes dirigiam a ela. O importante é que, passado este momento de crise, ela volte a sentir-se segura e bem cuidada. Até mesmo a criança que não sofreu perdas necessita do adulto para falar sobre a morte e esclarecer suas dúvidas. O presente projeto tem por objetivo identificar as reações psicológicas manifestadas em uma criança enlutada. Será feita uma revisão de literatura acerca de como acontece o processo de luto na criança, bem como assuntos relacionados às perdas precoces. Em seguida, serão estudadas as alterações psíquicas sofridas por uma determinada criança, através de um questionário aplicado ao responsável da mesma, atividades aplicadas na criança como o instrumento Hora do jogo diagnóstica. A escolha da criança será realizada de maneira aleatória, desde que seja de 4 a 10 anos de idade, tenha passado por alguma situação de perda por morte de algum parente do primeiro grau e que seja da cidade de Maringá, Paraná. Será feita uma análise qualitativa dos dados, através de interpretações segundo o referencial psicanalítico, e espera-se comprovar a hipótese de que a criança enlutada sofre implicações psíquicas intensas com o luto familiar, tornando-se mais acentuada quando é de um parente de primeiro grau. Pretende-se auxiliar a família/responsável do papel de ajudar e apoiar a criança na elaboração do luto.
Palavras-chave: Criança
Luto
Perdas precoces
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6274
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vivian_Rafaella_Prestes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)57.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.