EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6273
Tipo: Artigo
Título: ESPÉCIES DE TRICOGRAMATÍDEOS EM POSTURAS DE Spodoptera frugiperda (LEP.: NOCTUIDAE) E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL EM CULTIVO DE MILHO
Autor(es): CAMERA, Cátia
STURZA, Vinícius Soares
RIBEIRO, Leandro do Prado
DEQUECH, Sônia Thereza Bastos
Resumo: O principal inseto-praga da cultura do milho no Brasil, Spodoptera frugiperda, carece de informações sobre o parasitismo natural no Estado do Rio Grande do Sul. Este trabalho objetivou avaliar as espécies e a flutuação populacional de parasitóides da família Trichogrammatidae no parasitismo natural de S. frugiperda. As coletas de posturas foram realizadas em cultivos de milho em Santa Maria (SM), safrinha em 2007 e em Santa Bárbara do Sul (SBS), safra e safrinha de 2007/2008. As posturas coletadas foram transportadas ao Laboratório de Entomologia da UFSM, onde os ovos foram observados quanto à eclosão de lagartas ou à emergência de parasitóides. Os resultados demonstraram que, dentre os parasitóides encontrados, 82,73% pertenciam à espécie Trichogramma pretiosum Riley (1879) e 17,27% à Trichogramma atopovirilia Oatman & Platner (1983). Os períodos de maior ocorrência dos mesmos em SM, SBS - safra e SBS - safrinha foram entre 18 e 26 dias após a emergência (DAE), 19 a 32 DAE e 19 a 29 DAE, respectivamente. Observou-se, ainda, um período adicional de ocorrência, em SBS – safrinha, entre 42 e 44 DAE. Essas informações são relevantes para a programação de levantamentos de parasitóides de ovos de S. frugiperda na cultura do milho. Ainda, devem ser consideradas quando da efetivação de programas de controle biológico aplicado da lagarta-do-cartucho do milho com a utilização de tricogramatídeos.
Palavras-chave: Lagarta-do-cartucho
Parasitismo natural
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6273
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinicius_Soares_Sturza.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)353.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.