EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6271
Tipo: Artigo
Título: A TRIBO MUSICAL “BOLA DE NEVE CHURCH” NO CONTEXTO DA RESISTÊNCIA
Autor(es): SILVA, Vinícius Lima da
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Resumo: As tribos musicais são grupos nos quais os jovens se unem por terem afinidade com aquele mesmo gênero musical e vêem no grupo a sua identidade, suas formas singulares de viver o dia-a-dia. O objetivo compartilhado pelos integrantes, a priori, é descontrair-se, fugir das tensões do cotidiano. A “Bola de Neve Church” é uma igreja evangélica neopentecostal fundada há 9 anos por Rinaldo Luís de Seixas Pereira. A igreja é voltada para jovens, na sua maioria universitários, que fazem uma liturgia informal em ritmo de reggae e rock e têm como característica o que eles acreditam ser uma “ausência de dogmas”, muito embora essa “ausência” de dogmas já se afigure como um dogma. Este projeto de pesquisa foi desenvolvido a partir da dúvida de se a “Bola de Neve Church”, além do objetivo consenso por parte dos que a integram de descontrair-se com músicas e louvar a Deus, coloca em funcionamento formas de resistência segundo o que entende a teoria dos Estudos Culturais. Tanto pode estar latente nesse grupo um poder de resistência quanto o grupo acreditar que pratica uma forma de resistência e isso não ocorrer na prática. Quando se fala em resistência se pensa em oposição a algo que, na maioria das vezes, é de certa forma imposto. A “Bola de Neve” é abordada nesse trabalho como sendo uma tribo musical porque o foco da pesquisa estará voltado, especialmente, para o reggae e o rock que, somados à doutrina da igreja, podem expressar uma forma de resistência, posto que esses dois estilos musicais têm por características terem surgido a partir de um contexto de oposição e resistência social. O objetivo deste trabalho é estabelecer um estudo voltado à tribo musical “Bola de Neve Church” e seus componentes, como a música, as pessoas que formam o grupo, suas vestimentas, doutrinas, modos de vida, enfim, o que gera significados e está propenso à compreensão das suas possíveis formas de resistência e em relação com o que tal ou tais resistências se opõem. Para isso, este estudo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica acerca da teoria dos Estudos Culturais que vai embasar a pesquisa de campo na sede da Bola de Neve na cidade de Maringá – Paraná. Os sujeitos da pesquisa são os fiéis da igreja. Eles serão investigados nos cultos que acontecem todos os domingos às 19h30. A técnica empregada na pesquisa de campo é a observação participante, que consiste em o pesquisador inserir-se no grupo e participar das suas atividades. A finalidade da pesquisa é, em suma, entender as relações cotidianas de possíveis resistências a partir da igreja Bola de Neve Church.
Palavras-chave: Estudos culturais
Resistência
Bola de Neve Church
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6271
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vinicius_Lima_Silva.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)51.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.