EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6261
Tipo: Artigo
Título: Avaliação retrospectiva das variáveis etiológicas e clínicas envolvidas na doença do trato urinário inferior dos felinos (DTUIF)
Autor(es): BUCHAIM, Veruska Martins da Rosa
JARLETTI, Nobili Augusto da Fonseca
QUITZAN, Juliany Gomes
Resumo: A doença do trato urinário inferior felino (DTUIF) é um distúrbio de gatos domésticos que pode ter causas diversas, manifestando-se como cistite idiopática, urolitíase vesical, obstrução por urólitos e obstrução por “plugs” uretrais. Os sinais clínicos incluem hematúria, disúria, polaciúria e obstrução uretral parcial ou completa, sendo estes achados mais frequentes, podendo resultar em óbito do paciente. Dentre os minerais encontrados nos urólitos felinos estão a estruvita e oxalato de cálcio. Atualmente, a maior parte dos dados obtidos na literatura são provenientes de estudos americanos ou europeus, diferindo da realidade do paciente felino em nosso país. O conhecimento dos fatores que podem desencadear a DTUIF, uma das principais afecções dos felinos, é importante para que medidas profiláticas possam ser instituídas, e protocolos de diagnósticos e tratamentos sejam elaborados, evitando-se assim a recorrência de urólitos, insuficiência renal ou óbito dos animais. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a prevalência dos distúrbios urinários na população felina atendida nas Clínicas Veterinárias de Maringá, no período de 2005 a 2009, bem como a existência de associações de diferentes fatores com a DTUIF, como sexo, idade, peso, ambiente, dieta, raça, hábitos de consumo de água, castração, tratamentos anteriormente instituídos, índice de recorrência, atividade física e obesidade, que são considerados fatores de risco doença da DITUIF. Será realizado um estudo retrospectivo de levantamento de dados, por meio de fichas clínicas de quatro hospitais veterinários, incluindo o hospital veterinário CESUMAR. Os dados referentes aos parâmetros que serão avaliados poderão ser citados pelo proprietário em consulta ou, se necessário, pelo telefone. Os resultados serão avaliados através de analise descritiva dos dados com a utilização de porcentagem. Dessa forma, espera-se identificar o perfil dos gatos domésticos portadores da DTUIF, bem como instituir medidas profiláticas para a obstrução uretral, permitindo assim melhor qualidade e mais tempo de vida para os pacientes felinos acometidos por esta enfermidade.
Palavras-chave: Felinos
Obstrução uretral
Trato urinário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6261
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Veruska_Martins_Rosa_Buchaim.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)59.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.