EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6252
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTO DOS IDOSOS PARA O AUTO CUIDADO NA PREVENÇÃO DE FRATURAS OCASIONADAS PELA OSTEOPOROSE
Autor(es): CANAVEZI JUNIOR, Valdemir Santo
NAKANO, Lina Cavalcanti de Góes
Resumo: Esse projeto tem por objetivo investigar o nível do conhecimento dos idosos acerca das consequências da osteoporose e do auto cuidado referente às fraturas além de orientá-los sobre esse tema, visando contribuir com a prevenção da doença e suas complicações. A amostra caracteriza-se por 50 idosos (idade igual ou superior a 60 anos conforme a lei Nº 8.842 - de 04/01/ 1994 que dispõe sobre a política nacional do idoso) de ambos os sexos cadastrados no Clube da Terceira Idade, totalizando 100% da população investigada; os com idade inferior a 60 anos serão descartados. O Clube da Terceira Idade localiza-se em Iguaraçu, Paraná e é administrado pelo Departamento de Assistência Social do município. O instrumento de coleta de dados corresponde a um questionário, contendo nove perguntas estruturadas. A pesquisa tem caráter quantitativo, com variáveis qualitativas e uma variável quantitativa, para análise além da Estatística Descritiva serão aplicados o Teste de Qui-quadrado, Correlação de Spearman, Teste t, com 5% de significância usando-se o pacote SPSS (Statistical Package for Social Sciences- Pacote Estatísticos para Ciências Sociais), versão 15.0. O trabalho será executado em etapas. Da primeira etapa faz parte o levantamento bibliográfico para o embasamento do projeto, montagem do questionário, do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e de uma carta para solicitar a permissão do local da pesquisa. Todos esses documentos juntamente com o projeto serão encaminhados ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar (COPec) para avaliação. Na segunda etapa pretende-se fazer o teste piloto com 5 idosos (que não farão parte do projeto) para os ajustes, se necessário, das questões propostas no questionário. Serão também agendados 4 encontros para coleta dos dados. Na terceira etapa ocorrerão os encontros e nesse momento o trabalho será explicado aos participantes que depois de estarem devidamente orientados sobre o projeto e seus objetivos assinarão o TCLE e em seguida responderão ao questionário. A quarta etapa corresponde à organização dos dados em uma planilha do programa Microsoft Excel para analise e discussão. Os resultados serão apresentados na forma de tabelas e figuras. Será realizada uma nova revisão da literatura, para fundamentar a discussão dos resultados e conclusão da monografia que posteriormente será apresentada publicamente. Outro encontro com os idosos será realizado para comentar os resultados e prestar-lhes orientações necessárias referentes aos pontos críticos detectados na pesquisa. Com este estudo espera-se caracterizar o conhecimento que os idosos têm acerca da prevenção de fraturas, osteoporose e quais seriam as atitudes adequadas para minimizar tais riscos além de incentivá-los a se auto cuidar prevenindo a doença e melhorando sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Auto cuidado
Conhecimento dos idosos
Osteoporose
Prevenção de fraturas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6252
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Valdemir_Santo_Canavezi_Junior.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)52.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.