EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6235
Tipo: Artigo de Evento
Título: COMPARAÇÃO DO EQUILÍBRIO, LATERALIDADE, NOÇÃO ESPACIAL E ESQUEMA CORPORAL DE CRIANÇAS NORMAIS E COM DE SINDROME DE DOWN
Autor(es): NASCIMENTO, Thais Fernanda
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é um distúrbio cromossômico de causa genética que afeta o desenvolvimento da criança como um todo, tanto sob o ponto de vista físico como cognitivo. No que diz respeito às habilidades motoras, há fatos que comprovam que crianças portadoras desta síndrome apresentam um atraso motor em aquisições básicas. Para evitar prejuízos acentuados no desenvolvimento da criança a fisioterapia é de suma importância atuando na adequação do tônus muscular, no equilíbrio, na integração das modalidades sensoriais, no controle motor e nas atividades funcionais. Esta pesquisa tem como objetivo comparar crianças normais e com Síndrome de Down com relação ao equilíbrio, lateralidade, noção espacial e esquema corporal. Para isso serão selecionadas 9 crianças com Síndrome de Down encaminhadas para atendimento no setor de neuropediatria e 9 crianças normais encaminhadas para atendimento no setor de ortopedia da Clinica Escola de Fisioterapia do CESUMAR, com faixa etária de 4 a 6 anos, do sexo masculino e feminino. Após autorização dos pais após autorização dos pais mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido, os pacientes serão avaliados individualmente pela Bateria Psicomotora, instrumento baseado num conjunto de tarefas que permite detectar déficits funcionais de grande interesse para identificação de problemas psicomotores e de aprendizagem evidenciados pelas crianças e jovens dos 4 aos 12 anos. Em seguida, os dados coletados serão analisados quantitativamente. Espera-se que as crianças com Síndrome de Down apresentem alterações no esquema corporal, lateralidade, a noção espacial e ao equilíbrio quando comparados com crianças normais.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Fisioterapia
Pediatria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6235
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais_Fernanda_Nascimento.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)71.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.