EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIALHO, Thais de Carvalho-
dc.creatorBUCHWEITZ, Cláudia Helena-
dc.date.accessioned2020-10-06T13:00:35Z-
dc.date.available2020-10-06T13:00:35Z-
dc.date.issued2009-10-27-
dc.identifier.issn9788561091057pt_BR
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6234-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSujeito surdopt_BR
dc.subjectAcompanhamento fonoaudiológicopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleINFLUÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FONOAUDIOLÓGICO NA ESCRITA DO SUJEITO SURDOpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoO sujeito surdo é aquele que, por um déficit de audição, apresenta uma diferença com respeito ao padrão esperado e, portanto deve constituir uma identidade em termos dessa diferença para integrar-se á sociedade e a cultura em que se tem tentado nascer. Ao considerar a surdez uma diferença, não existe uma patologia e nem uma inferioridade do sujeito em relação aos demais. Essa diferença recai sobre a ênfase no desenvolvimento de recursos próprios para interagir com o meio, inclusive através de uma língua própria que permita ao surdo expressar-se. Os estudos sobre o desenvolvimento da linguagem, geralmente se baseiam no desenvolvimento da linguagem de ouvintes e embora nenhuma teoria de aquisição de linguagem voltada a ouvintes possa ser aplicada diretamente ao estudo da aquisição de linguagem dos sujeitos surdos. O enfoque educacional bilíngue envolve atitudes positivas com as pessoas surdas e a língua de sinais, e também o respeito pelas minorias linguísticas e por suas identidades. Entrar no mundo da leitura e escrita facilmente pode deixar de ser um processo prazeroso para o sujeito surdo, o que basicamente, fortalece a barreira da aprendizagem. O objetivo deste trabalho é caracterizar a escrita do surdo com o acompanhamento fonoaudiológico e sem o mesmo acompanhamento e compará-los, a fim de salientar a influência do acompanhamento fonoaudiológico. Os sujeitos da pesquisa serão 10 indivíduos com perda auditiva sensório neural profunda, alfabetizados, que concluíram ou que estejam concluindo o ensino médio. Sendo que cinco desses, nuca tiveram acompanhamento fonoaudiológico e cinco que tiveram o acompanhamento por no mínimo um ano. Após encaminhamento ao Comitê Permanente de Ética em Pesquisa do Cesumar para aprovação e mediante esclarecimento do objetivo da pesquisa, bem como o consentimento através de assinatura, um questionário de identificação será aplicado e em seguida a solicitação de um texto com o tema do cotidiano pré estabelecido sendo feita a leitura do assunto previamente e em outro dia a solicitação da escrita de um texto espontâneo a partir do titulo pré estabelecido. Os sujeitos serão agendados de acordo com a disponibilidade e comparecerão a clinica fonoaudiológica do Cesumar para a elaboração dos textos. Será feita a análise dos textos dos sujeitos através dos Aspectos Notacionais (apoio na oralidade, relação grafema/fonema, inversão de letras, substituições, generalização de regras, hiposegmentação, hipersegmentação, omissão de letras, acréscimo de letras, traço de sonoridade e confusão de letras parecidas) e Aspectos Discursivos da escrita (coesão, coerência, pontuação, acentuação, paragrafação, variedade linguística, uso de letra maiúscula e concordância verbal/ nominal). Após a análise da escrita dos sujeitos, será feita uma organização dos dados feito por meio de tabelas dos dois textos de cada sujeito e em seguida a comparação entre os dois grupos a fim de verificar a influência do acompanhamento fonoaudiológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUNICESUMARpt_BR
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