EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6230
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
Autor(es): GARBUGIO, Tatiane Loidi de Santana
GARBUGIO FILHO, Valdomiro
MELLA, Eliane Aparecida Campesato
Resumo: A lactose é um dissacarídeo composto de glicose e galactose, que é degradado pela enzima lactase presente nas extremidades das microvilosidades intestinais. A digestão das moléculas de lactose acontece nas primeiras porções do intestino delgado. A falta ou a diminuição dessa enzima leva à má degradação da lactose, e esta, no tubo digestivo provoca uma série de sintomas, os quais caracterizam a intolerância à lactose. A glutamina é o aminoácido livre prevalente no corpo humano. Este aminoácido age como precursor na síntese protéica e como intermediário em muitas vias metabólicas. É um combustível metabólico importante para as células do trato gastrintestinal (enterócitos e colonócitos). As células de rápida proliferação, principalmente aquelas do sistema imune, dependem estritamente da disponibilidade de glutamina como fonte de energia (carbono e nitrogênio). Diversos estudos demonstraram que a glutamina enteral e parenteral reduz a permeabilidade e melhora a integridade da mucosa intestinal, em modelos de septicemia em ratos. A inclusão de glutamina em fórmulas de nutrição parenteral reduziu a atrofia vilosa associada à administração prolongada de NPT a ratos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a regressão dos sintomas dos pacientes portadores de intolerância a lactose após trinta dias de uso oral de glutamina.
Palavras-chave: Intolerância a lactose
Glutamina
Metabolismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6230
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiane_Loidi_Santana_Garbugio.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)92.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.