Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | CIRCO NA ESCOLA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O CONTRA-TURNO ESCOLAR |
Autor(es): | CANDIDO, Tathiane Regina Kuliack VIEIRA, Erica Abrantes MONTELARES, Joelma |
Resumo: | O circo durante o decorrer dos anos sofreu uma grande mudança em seus espetáculos, à lona circense saltou para o palco de teatro e então os espetáculos mágicos, com musicas e encenações tornaram-se populares no mundo todo. As artes circenses ganharam espaço em vários ambientes tais como, festas, parques, academias, ONG´s, hospitais e escolas, onde ela foi repensada como manifestação cultural e corporal. Como possibilidade de inserção das artes circense no âmbito escolar, ela pode ser vista como um conteúdo carregado de possibilidades rico para o aprendizado dos alunos, além de ser um tema novo na educação Física que hoje é conhecida principalmente pelos esportes de competição. Neste sentido, levanta-se o seguinte questionamento: como o circo pode ser utilizado como prática pedagógica no âmbito escolar. Optou-se por analisar e interpretar os dados de acordo com uma modalidade qualitativa de pesquisa, a pesquisa ação. A população da pesquisa consta de alunos do Ensino Fundamental de 1ª ano à 4ª série de uma Escola Municipal da cidade de Maringá do sexo masculino e feminino com idades entre seis a onze anos onde a amostra será selecionada de forma aleatória simples. A coleta de dados será feita a partir de dois diários de campo, que coletará informações durante todas as aulas aplicadas ao grupo investigado, um diário será composto pelo pesquisador e outro por um observador que participará de todas as aulas. Também haverá um professor de Educação Física que fará avaliações periódicas da proposta pedagógica e por ultimo será coletado todos os finais de aula textos ou desenhos dos alunos participantes. Com base nos diários de campo, na avaliação da proposta e no material coletado dos alunos serão elaboradas sínteses interpretativas e conclusivas como forma de analise dos dados. |
Palavras-chave: | Circo Artes circenses Propostas pedagógicas Contra turno escolar |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6228 |
Data do documento: | 27-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tathiane_Regina_Kuliack_Candido.pdf | Trabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009) | 49.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.