EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6223
Tipo: Artigo de Evento
Título: COTO UMBILICAL: IDENTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS PUÉRPERAS SOBRE A HIGIENIZAÇÃO ADEQUADA E A IMPORTÂNCIA DE SUA REALIZAÇÃO
Autor(es): SCOMPARIN, Talita Priscila
CASTRO, Almir Santos Reis de
WATHIER, Larissa da Silva
OLIVEIRA, Kézia de
Resumo: Os cuidados com o recém-nascido são fundamentais para a sua vida e desenvolvimento, entre os primeiros cuidados a higienização do coto umbilical e um dos mais importantes e que deve ser procedido de maneira correta, entretanto, que acercam as mães de dúvidas. Artigos apontam que diante do cuidado com o coto umbilical experiências anteriores, relação familiar e cultura têm-se mantido como primeiras para nortearem as puérperas, neste contexto o conhecimento é empírico o que torna-se fator de risco para tétano neonatal, frente a realidade cabe a enfermagem promover a educação em saúde através de orientações de cuidados com o recém-nascido e o coto-umbilical. Para que aconteça a mumificação e desprendimento do coto umbilical, preconiza-se a higienização a cada troca de fralda do bebê, utilizando gaze umidecida com àlcool 70%, justifica-se o uso por ter ação anti-séptica e ser volátil, o que evita a penetração para corrente sanguínea e propícia a desidratação do coto. A pesquisa almeja identificar o conhecimento das puérperas sobre a importância da higienização do coto umbilical e a realização do mesmo, visando desenvolver a observação de acontecimentos atuais e descrevê-los de forma a evidenciar a situação em questão, reconhecendo interesses e comportamentos da população a ser estudada. O estudo será descritivo-exploratório, de abordagem quali-quantitativa, adotando uma entrevista informal utilizando um questionário semi-estruturado abordando puérperas no alojamento conjunto da maternidade de uma instituição de saúde em um município do noroeste do Paraná. Os resultados esperados visam à obtenção de dados que possam identificar as reais dúvidas e condutas das puérperas em relação a higienização do coto umbilical.
Palavras-chave: Coto umbilical
Neonatologia
Promoção de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6223
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talita_Priscila_Scomparin.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)50.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.