EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6220
Tipo: Artigo de Evento
Título: ESTILOS DE LIDERANÇA ESPORTIVA: O IMPACTO EM EQUIPES DE HANDEBOL
Autor(es): CRUZ, Talita Caparróz dos Santos
GOMES, Geni Col
Resumo: As pesquisas realizadas no âmbito de liderança no esporte destacam o impacto do comportamento do líder/treinador no rendimento do atleta, quanto na qualidade de suas relações interpessoais com os componentes da equipe e no estado motivacional destes. O líder é quem fornece a direção e os recursos para ajudar a equipe e os atletas a obter sucesso e conquistar seus objetivos. Nesta pesquisa a mostra é composta por 9 técnicos de equipes de handebol do Paraná, 122 atletas da mesma modalidade de esporte, totalizando 131 pesquisados, todos do sexo masculino, que participam do 51º Jogos Abertos do Paraná 2008 (JAP´s), na cidade de Cascavel, Paraná. Na coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a Escala de Liderança Revisada para o Esporte (ELRE), nas duas versões e a observação in loco. A primeira versão foi aplicada nos atletas (versão perfil ideal), a segunda foi aplicada nos técnicos (versão autopercepção). Na observação in loco foi utilizada a Ficha de Comportamentos Emitidos. Buscando compreender as influências e manifestações dos treinadores de handebol, este estudo visa identificar uma possível preferência dos atletas por um estilo de liderança e a relação deste com o rendimento dos liderados.
Palavras-chave: Handebol
Liderança
Psicologia do esporte
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6220
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Talita_Caparroz_Santos_Cruz.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)111.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.