EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6201
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE HISTOLÓGICA E FOTOGRÁFICA DO USO DA MICROGALVANOPULTURA EM ESTRIAS ATRÓFICAS: ESTUDO DE CASO
Autor(es): BOSCHINI, Rubia Polessi
BURKLE, Alessandra Benatti
Resumo: A estria é uma atrofia de pele adquirida devido ao rompimento de fibras elásticas presentes na segunda camada da pele chamada derme. Essas caracterizam-se por apresentarem aspecto linear, algo sinuoso, a principio avermelhadas e depois esbranquiçadas, podendo ser raras ou numerosas, dispostas paralelamente umas as outras, de forma bilateral, perpendicular as linhas de fenda da pele. Seu aparecimento é multifatorial, relacionado a alterações bruscas de peso, fatores endócrinos, mecânicos e predisposição genética, podem acometer ambos os sexos sendo mais frequente no sexo feminino. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da microcorrente galvânica no tratamento de estrias atróficas por meio de análises comparativas histológicas e fotográficas. Participará deste estudo de caso uma voluntária do sexo feminino com 21 anos, portadora de estrias atróficas albas, que será submetida à biopsia de uma estria homogênea e coleta de imagens antes a após o tratamento. Serão realizadas dez aplicações, uma vez por semana, com o aparelho Striat (Ibramed) que utiliza como técnica a punturação de maneira rápida e precisa de todo o trajeto das estrias através de um eletrodo ativo do tipo caneta com agulha descartável em sua extremidade, mantendo um ângulo de 45 graus entre a agulha e a pele. A região eleita para o tratamento foi à interna de coxa esquerda. A paciente será orientada quanto aos cuidados a serem tomados durante o tratamento, como a utilização de bloqueador solar e contra indicação a exposição ao sol. Espera-se constatar um aumento na síntese protéica através do estímulo dos fibroblastos, permitindo uma neovascularização, obtendo-se o retorno da sensibilidade álgica e à normalização gradativa na pigmentação epidérmica, bem como a restituição do preenchimento de colágeno, comprovando assim os efeitos da microgalvanopuntura sobre as estrias atróficas.
Palavras-chave: Biópsia
Fisioterapia
Microgalvanopuntura
Pele
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6201
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubia_Polessi_Boschini.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)64.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.