EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6197
Tipo: Artigo de Evento
Título: Dichelops melacanthus (DALLAS, 1851) (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) NO MILHO SAFRINHA NO MUNICÍPIO DE DOUTOR CAMARGO: PARASITISMO, CICLO BIOLÓGICO E MORFOLOGIA
Autor(es): XAVIER, Rosiane Marcia
NANYA, Satiko
CONTE, Hélio
Resumo: Mudanças no sistema de produção de grãos na região Centro-Oeste e Sul do Brasil, com expansão do sistema de plantio direto e “safrinha”, vem propiciando a insetos considerados historicamente como pragas secundárias, a categoria de pragas primárias. Um caso detectado no sistema de plantio direto e no milho “safrinha”, cultivado fora de época, é a ocorrência do percevejo barriga verde, Dichelops melacanthus (Dallas, 1851). O ataque da praga se dá nos estádios iniciais do crescimento do milho, onde o inseto pratica injúria pela introdução do estilete e sucção dos conteúdos da planta, com provável injeção de toxinas no local perfurado. Dependendo da intensidade do ataque, ocorrem perfilhamentos e murcha da planta; além de afetar a produtividade pode levar a morte da mesma. Pode ocorrer redução de até 40% no rendimento de grãos nas regiões em que o ataque é mais severo. Atualmente o controle das pragas é feito a base de inseticidas aplicados nas sementes ou através de pulverizações. Este trabalho esta sendo implantado em uma área de cultivo de milho “safrinha” no município de Doutor Camargo, no noroeste do Estado do Paraná (latitude: 23° 33`21” S; longitude:52º 13` 05”), tendo duas áreas experimentais, uma que receberá tratamento químico contra D. melacanthus e outra área sem aplicação de inseticida. Tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento das plantas atacadas pela praga, as alterações morfologias e a produtividade das mesmas. Também serão selecionados alguns destes insetos para mantê-los em meios de criação artificial, descrevendo o seu ciclo biológico e descrever sua morfologia interna, verificando a presença de glândulas de odor e realizando preparações totais para análises dos lipídeos no interior do inseto. Com base no ciclo biológico e na morfologia do inseto, serão realizados testes em amostras de ninfas e adultos, aplicando-se o inseticida utilizado na pulverização da lavoura, METAMIDAFÓS (TAMARON). Com base na amostra de controle, serão analisadas e descritas alterações morfológicas internas do inseto após a aplicação do inseticida e verificado em qual estágio o efeito da aplicação foi mais eficiente.
Palavras-chave: Ciclo biológico
Dichelops melacanthus
Metamidafós
Milho safrinha
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6197
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosiane_Marcia_Xavier.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)80.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.