EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6168
Tipo: Artigo
Título: A INFLUENCIA DA FOLIA DE REIS ENQUANTO FATOR EDUCACIONAL NAS COMUNIDADES EM QUE SE APRESENTA
Autor(es): LIMA, Reginaldo Calado de
PEREIRA, Jacqueline da Silva Nunes
DELCONTI, Wesley Luiz
Resumo: A Folias de Reis é um festejo de origem portuguesa, inspirado na passagem bíblica onde Jesus foi visitado pelos três reis magos, sendo uma festejo popular ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural de tal país, e que, ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Este estudo teve como objetivo pesquisar e analisar os grupos de cultura popular brasileira que desenvolvem atividades acerca de folias de reis na cidade de Maringá bem como na região que a circunda, produzindo um mapeamento desta manifestação e verificar a possível influência da prática dessa manifestação cultural enquanto fator educacional na comunidade em que se apresenta tal manifestação. A pesquisa sobre folia de reis é importante, pois busca contribuir para a formação acadêmica de forma crítica e reflexiva acerca das manifestações da cultura popular brasileira. Este estudo se caracteriza como pesquisa descritiva, para tanto, utilizou-se de entrevistas, filmagens e registros fotográficos sobre a manifestação da cultura popular em questão, sendo aplicado um questionário previamente elaborado aos sujeitos responsáveis pela manutenção das companhias de reis, suas respostas foram submetidas a analise simultânea onde buscou-se estabelecer semelhanças, diferenças ou relação entre estas e a bibliografia utilizada. Foi possível verificar neste estudo que de maneira informal a folia de reis desempenha papel de extrema relevância enquanto fator educacional para os indivíduos diretamente envolvidos na pratica desta manifestação da cultura popular brasileira.
Palavras-chave: Cultura popular
Educação
Folia de reis
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6168
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reginaldo_Calado_Lima.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)71.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.