EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6166
Tipo: Artigo
Título: AFASIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO!
Autor(es): LIMA, Raíssa Caroline Guastalla de
LABIGALINI, Ana Paula Vila
SILVA, Isabela Amaral Franco da
OLIVEIRA, Douglas
Resumo: Atualmente existe uma grande demanda de sujeitos com quadros de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e Traumatismos Cranioencefálicos (TCE) que são comumente a maior causa das Afasias. Portanto, aos poucos a dimensão desta pesquisa também atinge a sociedade pelo fato do índice de Acidente Vascular Encefálico (AVE) ser grande em razão do estilo de vida do homem na modernidade, quanto à alimentação, obesidade, hipertensão, atividades físicas e sedentarismo. Todos esses fatores serão refletidos em possíveis alterações fonoaudiológicas, pelo fato da afasia ser causada por lesões cerebrais. Este trabalho deve contribuir, tanto para questões das intervenções da linguagem, como para as questões de diagnóstico (sinais e sintomas) e possibilidades de reabilitação, promovendo interdisciplinaridade no processo terapêutico e prevenção. Dessa forma, esta pesquisa busca conceitualizar a dinâmica terapêutica na afasia, baseando-se em uma abordagem discursiva, no contexto grupal, a partir de um documentário sobre o Grupo de Orientação e Integração de Afásicos (GOIA) visando a divulgação do trabalho exercido neste grupo com os sujeitos e sua linguagem para a população acadêmica, profissionais e comunidade. A coleta dos dados foi realizada em uma clínica escola de Fonoaudiologia durante 10 encontros do GOIA, que ocorre nas quartas–feiras durante 1 hora e 30 minutos, onde os estagiários de jornalismo realizaram filmagens dos integrantes do grupo, seus familiares, profissionais envolvidos e sua dinâmica. Esta pesquisa parte da hipótese de que a interdisciplinaridade traz benefícios à comunidade científica e a sociedade.
Palavras-chave: Afasia
Interdisciplinaridade
Linguagem
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6166
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raissa_Caroline_Guastalla_Lima.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)68.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.