EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6164
Tipo: Artigo
Título: A AMAMENTAÇÃO PODE PREVENIR A OTITE EM LACTENTES?
Autor(es): OLIVEIRA, Francis Farias de
KAROLKIEVICZ, Raquel Colombo Tixiliski
GOMES, Cristiane Faccio
Resumo: O leite materno é indispensável para a criança nos primeiros anos de vida, pois contém anticorpos e proteínas que impedem a proliferação de bactérias e também auxilia para que o lactente tenha menos chances de infecções e inflamações como a otite, por exemplo. As gestantes devem ser orientadas sobre a importância da amamentação, das manobras e cuidados para sua manutenção e dos mecanismos envolvidos na formação do leite sendo ele a única fonte alimentar durante a primeira fase da vida e o leite materno é o alimento imprescindível e essencial para o desenvolvimento do bebê, desde que este esteja em uma posição correta. Lactentes alimentados com leite de vaca ou derivados geralmente recebem o leite por mamadeira e a mesma é oferecida quando estão deitados, facilitando assim a entrada do leite na tuba auditiva. Além disso, o leite possui substâncias alérgenas que podem favorecer o aparecimento das otites. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar a ocorrência de otite em lactentes amamentados e não amamentados e relacionar a ocorrência da otite à postura de alimentação, uso de leites e/ou bicos artificiais. Foi elaborado e aplicado um questionário sobre alimentação e otite com mães de bebês de zero a dois anos de idade, de ambos os gêneros. O levantamento dos dados possibilita inferir uma relação entre a ocorrência de otites em bebês até dois anos de idade com o tipo de aleitamento adotado, a posição de amamentação e a interferência dos leites e bicos artificiais, especialmente em lactentes em aleitamento predominante e artificial. Os resultados mostram que as lactantes devem ser orientadas com relação à importância do aleitamento materno, postura adequada para amamentar e prejuízos do uso de bicos artificiais, pois o leite materno é essencial para o desenvolvimento dos bebês e ainda os tornam mais resistentes às infecções, principalmente relacionadas ao ouvido. Ao contrário dos bebês alimentados com leite em pó que são mais suscetíveis a tais infecções, os bebês amamentados ao seio tendem a ser mais resistentes a várias doenças, inclusive infecções do ouvido.
Palavras-chave: Aleitamento materno
Alimentação artificial
Otite
CNPq: .
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6164
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel_Colombo_Tixiliski_Karolkievicz.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)81.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.